Quem Somos

Image
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), organização não governamental criada em 2004 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), consolidou-se como a maior fonte de informações no país sobre o binômio álcool e saúde.

Dedica-se ao avanço do conhecimento nesta área, atuando na divulgação de pesquisas e dados científicos com linguagem acessível, elaboração de materiais educativos e desenvolvimento de projetos.

Ao longo dos 17 anos de fundação, o CISA tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas.

Seu trabalho, respaldado e supervisionado por três Conselhos (Deliberativo, Científico e Fiscal), atinge públicos variados - de pesquisadores e profissionais de saúde a estudantes e interessados na relação do álcool com o corpo, a mente e a sociedade.

As atividades são desenvolvidas por meio de patrocínios e parcerias com empresas, entidades acadêmicas e médicas, de forma independente e sem interferência. Entre os apoiadores estão Instituto Compartilhar, Sociedade de Pediatria de São Paulo - por meio do Grupo de Trabalho sobre os Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido, AmBev - Companhia de Bebidas da América e Heineken, além de parcerias com universidades.

Seu acervo digital é formado por publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, estatísticas oficiais (governamentais) e conteúdo de qualidade publicado em jornais e revistas destinados ao público em geral. Nas redes sociais, possui canais ativos no Facebook, Instagram e YouTube.

Equipe Executiva

Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade

Médico Psiquiatra. Professor Associado do Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professor Titular de Psiquiatria e Psicologia Médica, Faculdade de Medicina do ABC. Fundador e Coordenador do GREA, Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HC-FMUSP), Coordenador do Programa Redenção.

Dra. Mariana Zanata Thibes

Socióloga formada pela USP e doutora em Sociologia pela mesma universidade. Foi pesquisadora visitante da New York University. Possui pós-doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Trabalhou como pesquisadora no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e no Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud). Trabalhou como consultora de pesquisa para empresas como Ibope e Ipsos e como analista de dados no Google Brasil.

Andréa Pinto Ferreira

Graduada em Administração de Empresas, técnica em secretariado executivo. Vasta experiência na área administrativa, financeira e fiscal em empresas de pequeno e médio porte. Sólidos conhecimentos em todas as rotinas administrativas, com foco em controladoria.

Kae Leopoldo - Pesquisador Júnior

Psicólogo formado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Fez iniciação científica no Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), estudando os efeitos do consumo de álcool e outras drogas na cognição. Possui Mestrado pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP, tendo estudado o processamento de informação no sistema nervoso. Doutor pelo programa de Neurociência e Comportamento da USP.

Marilia Alves dos Reis – Pesquisadora Sênior

Biomédica formada pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2018) em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Foi aluna-pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC-UNIFESP), atuando no grupo de neuroimagem, e trabalhou como biomédica de imagem no setor de Medicina Nuclear do Departamento de Diagnóstico por Imagem da UNIFESP (DDI-UNIFESP).

Karina Mosmann

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paula e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela Universidade de São Paulo - Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicação e Artes. Vivência de mais de 14 anos como gestora de comunicação em organização do terceiro setor e gerente de contas em uma das principais agências de comunicação corporativa do Brasil.
Erica Rosanna Siu Atila Granados Afonso de Faria    Beatriz Adler    Camila Magalhães Silveira    Carolina Hanna de Aquino Chaim    Carolina Tavares Canhisares    Cassio Lima Maeji    Cinthia Marques Prado    Daniela Aparecida Monteiro    Frederico Eckschmidt    Gabriel Andreuccetti    Gabriela Wagner    Gisele Borsotte Cruz    Guilherme Trevizan Kortas    Heliana Nogueira    Heloisa de Souza Dantas    Janaina Guzzardi da Silva    Jéssica Natuline Ianof    Julio de Carvalho Ponce    Karen Tavares Sabino    Kercya Bernardes Pinto Bandeira    Ligia Magalhães Silveira    Lívia Beraldo de Lima    Luanna Maristella Cabanal Inacio    Lúcio Garcia de Oliveira    Luís Paulo Saito    Mirele Valesca Ferreira Santos    Murilo Campos Battisti    Natália Gomes Ragghianti    Rafaela Nishimura    Philippe Benhayon    Selma de Oliveira Neto    Tânia Oda Telma Tiemi Schwindt Diniz Gomes    Vivian Rolim Chiminazzo    Vladmir Stempliuk

Conselhos

O trabalho da equipe executiva do CISA é respaldado e supervisionado por três Conselhos: Deliberativo, Científico e Fiscal. Saiba as principais funções de cada um:

Conselho Deliberativo: discute, monitora e orienta a definição dos objetivos e ações sociais da instituição. Estabelece as diretrizes fundamentais e normas gerais de organização, operação e administração.

Conselho Científico: analisa e verifica a procedência, a veracidade e a qualidade das informações técnicas pesquisadas e dos materiais a serem difundidos.

Conselho Fiscal: inspeciona todos os atos praticados pela administração da organização, verificando a regularidade da aplicação dos recursos, emitindo pareceres para a Assembleia Geral.

Presidente do Conselho Deliberativo

Carla Smith de Vasconcellos Crippa

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Economia pela Universidade de São Paulo. Possui Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ocupou o cargo de associada Sênior na LeFosse Advogados (2002-2013). Ocupou os cargos de Gerente Jurídica, Gerente de Sustentabilidade e Diretora de Sustentabilidade e Comunicação na Ambev. Desde 2020, é Vice-Presidente de Relações Corporativas no Brasil, na mesma companhia.

 

Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

Mauro Vitor Homem Silva

Mauro Homem graduado em gestão ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Possui MBA em administração de empresas pela FGV (2010), pós graduação em sustentabilidade pela UNICAMP (2012) e mestrado em engenharia ambiental pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Trabalhou por mais de 10 anos na empresa Danone, passando pelos cargos de trainee de Meio Ambiente (2008), Gerente de Meio Ambiente (2010), Gerente de Gestão de Projetos (2012), Gerente de Sustentabilidade (2013), Gerente de Sustentabilidade Corporativa (2015) até Head de Assuntos Corporativos (2016). Em 2018 assumiu o cargo de Diretor de Comunicação Corporativa na HEINEKEN. Atualmente é o diretor de Assuntos Corporativos da HEINEKEN (2020)

 

Conselheiros

Aloísio Lacerda Medeiros

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1976), atuando exclusivamente na área do direito penal e processual penal. Foi Presidente do Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo junto ao IPESP (1987 a 1991), Secretário-Geral e Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (1991/1994), Coordenador Consultivo da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (2002/2003) e Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP (2003). É membro do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária - CONAR, representando a Sociedade Civil, desde 2001. Eleito Conselheiro Suplente da OAB Federal para o triênio 2015/2018.

André Franco Montoro Filho

Formado em Economia pela "Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo" (FEA), desenvolveu toda sua carreira universitária na Universidade de São Paulo, onde foi contratado em 1966. Fez doutorado na Universidade de Yale/USA, tendo obtido, através de concurso público, o cargo de professor titular em 1983. Foi Vice Diretor da FEA/USP e Presidente da "Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas" (FIPE). Ao mesmo tempo exerceu importantes funções fora da Academia: Presidente ETCO, Presidente do BNDES, Presidente da "Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização, Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo" e Presidente do "Conselho de Orientação do Parque Villa-Lobos". Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação Butantan. Sua área de concentração é economia do setor público.

 Marina de Oliveira Ferreira

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Possui MBA pelo Centro Universitário Positivo (2009). Cursou Relações governamenais no Brasil, no Insper (2014). Na empresa Mondelez, assumiu os cargos de engenheira de alimentos II (2008-2010) e coordenadora de assuntos regulatórios (2010-2013). Exerceu a posição de especialista de assuntos corporativos (2013-2016) e de gerente de relações públicas (2016-2017) na empresa Heineken. Atualmente, é gerente sênior de políticas públicas e assuntos regulatórios, na mesma companhia.

Martino Martinelli Filho

Professor Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor da Unidade Clínica de Estimulação Cardíaca Artificial do InCor - HCMUSP. Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas - SOBRAC/SBC

Rodrigo João Pacheco e Silva Moccia

Formado em Administração Pública pela FGV/EAESP e com especialização em políticas públicas pela Georgetown University, em Washington DC. Está na Ambev há 10 anos. Relações Institucionais em Brasília desde 2014. Trabalhou anteriormente com sustentabilidade e com o Programa Ambev de Consumo Responsável.

Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur

Diplomata durante 44 anos, está hoje aposentado e atua como consultor em assuntos internacionais. Foi embaixador do Brasil no Equador, China, Alemanha, Áustria e perante os organismos internacionais em Viena, e nos EUA. Foi também Secretário-Geral do Itamaraty. É membro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e do GACINT, da USP. Atua em Conselhos Consultivos da CNC e ACRJ. Exerceu a Presidência Executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO de maio de 2011 a dezembro de 2013.

Rogério Fernando Taffarello

Advogado. Mestre em direito penal e criminologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em direito penal pela Universidad de Salamanca. Pós-graduado em direito penal econômico e europeu pela Universidade de Coimbra.

Conselheiros Egressos

Alexandre Vieira Loures
Aline Fernanda Pedrazzi
Ángelo Dalle Molle
Carla Smith de Vasconcellos Crippa
Emerson Kapaz
José Manuel Juanatey
Maria Cristina Lesseur
Renato Biava Vera
Ricardo Rolim Fernandes Fontes
Sandro de Oliveira Bassili
Milton Seligman
Victório Carlos De Marchi

Presidente

Júlia Maria D'Andréa Greve

Médica fisiatra, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1975, especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Mestrado e Doutorado no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. Livre-docência do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP. Professora Associada da FMUSP do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP. Participou e participa de projetos de pesquisa na área de epidemiologia e prevenção de acidentes de trânsito ligado ao uso de bebidas alcoólicas. Coordenou durante 4 anos o Programa Vida Urgente São Paulo, programa voltado ao jovem sobre beber e dirigir e prevenção de acidentes. Coordenadora do Programa HC em Movimento voltado para ações de prevenção de traumas.

Conselheiros

Clystenes Odyr Soares Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1984). Professor adjunto da Disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: DPOC, asma, infecções respiratórias e insuficiência respiratória aguda. Ex coordenador científico IEP do Hospital e Maternidade São Camilo.

Conceição Aparecida de Mattos Segre

Graduada em Medicina pela FMUSP em 1954. Doutora e Livre Docente em Pediatria Neonatal pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Ex-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo e vice presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Membro titular da Academia de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria e membro titular da Academia de Medicina de São Paulo. Editora dos livros “RN”, “Pediatria: diretrizes básicas e organização de serviços”, “Manual básico de acessos vasculares” e “Perinatologia. Fundamentos e prática”. Recebeu o título de International Pioneer in Neonatology conferido pela American Academy of Pediatrics. Coordenadora do Grupo de Trabalho da Sociedade de Pediatria de São Paulo sobre os “Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido”. Coordenadora de Campanhas da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Jorge Paulete Vanrell

Graduação em Medicina pela Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (1977), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São José do Rio Preto (1982), graduação em Pedagogia pela Faculdade Rio-Pretense de Filosofia Ciências e Letras (1981), especialização em Medicina do Trabalho pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (1981), especialização em Medicina Legal pela Sociedade Brasileira de Medicina Legal (1985) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo (1967). Atualmente é professor titular da Universidade Paulista e Professor da Academia de Policia de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal e Deontologia.

Lúcio Garcia de Oliveira

Graduado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano (Unipaulistana), Neuropsicólogo pelo Centro de Estudos Psicocirurgicos (CEPSIC) do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) e especialista em "Terapia Cognitiva Comportamental" pelo Programa Ansiedade (AMBAN) do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Mestre e Doutor em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Pós-Doutor pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foi bolsista pelo programa Jovem Pesquisador, da FAPESP, do período de 2012-2015, no Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do trabalho, da FMUSP. Atualmente é analista de saúde em psicologia pelo Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha e coordenador de supervisão de psicoterapia pela Disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica da Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC, FMABC. É parecerista do periódico BMC Public Health, Traffic Injury & Prevention, Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, Revista de Psiquiatria Clínica, Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Psicologia: Ciência e Profissão, Revista Pan-Amazônica de Saúde e Arquivos Médicos de Ciências em Saúde e é também assessor-adhoc da FAPESP. Desenvolve pesquisas em epidemiologia, avaliação cognitiva, neuropsicologia, abuso e dependência de álcool e outras drogas.

Wang Yuan-Pang

Médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com residência, mestrado e doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Foi professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atualmente é médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, além de ser orientador colaborador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e pesquisador associado do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica (NEP) do Laboratório de Investigações Médicas de Psicofarmacologia e Psicofisiologia Clínica (LIM-23) da FMUSP. É membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Federação Internacional de Epidemiologia Psiquiátrica (IFPE) e Associação Psiquiátrica Mundial (WPA) - seção de Epidemiologia e Saúde Pública. Desde 2012 é Conselheiro Científico do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). Atua como editor associado da revista BMC Public Health, BMC Psychiatry e Frontiers in Psychiatry; além de ser parecerista de mais de 50 revistas indexadas. Tem interesse nos seguintes temas: epidemiologia de doenças não comunicáveis, investigações epidemiológicas em populações minoritárias e culturalmente diversas e aplicação de modelos multivariados latentes à psiquiatria.

Wilson Catapani

Médico gastroenterologista. Mestrado e Doutorado em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP e Pós Doutorado em Imunologia Gastrointestinal, Edinburgh University, Escócia. Fellow do American College of Gastroenterology. Professor Titular da Disciplina de Gastroenterologia, Faculdade de Medicina do ABC.

Conselheiros Egressos

Danilo Antônio Baltieri
Geraldo Tálamo Bestillos
Karen Paraschin
Luís Adolfo Jimenez Pacheco
Mauricio Gattaz
Murillo Battisti
Sandra Scivoletto
Vilma Leyton

Presidente

Silvio José Morais

Administrador de empresas formado pela Faculdade de Administração e Comércio Exterior do Paraná, com pós-gradução em Finanças pela FAE - Pr, MBA Executivo no ISAD-PUC-Pr e MBA Controladoria na FIPECAFI-USP. Há mais de 20 anos exerce atividades na área financeira da Brahma e posteriormente AmBev, sendo atualmente Controller Corporativo da AmBev.

Conselheiros

Caetano Aparecido Bianchi

Técnico em Contabilidade, MBA pela FIA - Fundação Instituto de Administração-USP, Gerente Contábil do Grupo Antarctica, 5 anos como Superintendente Financeiro, 10 anos como Superintendente Geral e atualmente Assessor de Governança na Fundação Antonio e Helena Zerrenner.

 

Conselheiros Egressos

Daniela Rodrigues Lopes
José Fiorita
Luiz Eduardo Fróes do Amaral Osorio
Victor David