A busca avançada permite uma pesquisa mais detalhada sobre os conteúdos postados neste site. Utilize os filtros disponíveis e boa pesquisa!

Título:
Título original:
Autor:
Fonte:
D.O.I.:
Data de publicação: a

Conselhos

Conselho Deliberativo

  • Presidente

    Victório Carlos De Marchi

    Economista (1960) e Advogado (1972), atuou como Diretor Geral e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Antarctica e Presidente do SINDICERV; exerce atualmente as funções de: Co-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Bebidas das Américas, Conselheiro da Companhia Brasileira de Bebidas, da Fundação Antonio e Helena Zerrener, do ETCO - Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, do CEAL - Conselho de Empresários da América Latina, do COSEC - Conselho Superior de Economia (FIESP), da ALAFACE - Associação Latino Americana de Fabricantes de Cerveja, do Conselho Federal de Economistas Profissionais. É também membro do Conselho Curador da Fundação Getulio Vargas, com mandato de 2012 a 2018, e membro do conselho de Administração do IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. É ainda Presidente da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja - CERVBRASIL.

  • Vice-Presidente

    Milton Seligman

    Engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, RS em 1974. Especialista em tecnologia da informação, trabalhou no setor elétrico e em empresas de informática. No setor público ocupou cargos e funções nos governos do Presidente José Sarney e do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Na administração Sarney foi Assessor para Assuntos Legislativos do Ministério da Agricultura e Chefe de Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia. Na Administração de Fernando Henrique Cardoso foi, sucessivamente, Secretário Executivo e Ministro da Justiça, Presidente do Incra, Secretário Executivo do Programa Comunidade Solidária e Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foi dirigente de ONGs por duas vezes. Entre os anos 91 e 93 foi Diretor de Projetos da organização não-governamental Inter Press Service, uma agência internacional de notícias com sede em Roma, Itália. Posteriormente foi Secretário Geral da ONG Ágora - Associação de Combate à Fome. Foi Vice-Presidente de Relações Corporativas da Ambev entre 2001 e 2013. Atualmente é Diretor Geral da Milton Seligman & Associados Consultoria e Participações, Professor Convidado do INSPER, em São Paulo e Global Fellow do Woodrow Wilson Center, em Washington.

  • Secretário

    Rogério Fernando Taffarello

    Advogado. Mestre em direito penal e criminologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em direito penal pela Universidad de Salamanca. Pós-graduado em direito penal econômico e europeu pela Universidade de Coimbra.

  • Conselheiros

    Aloísio Lacerda Medeiros


    Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1976), atuando exclusivamente na área do direito penal e processual penal. Foi Presidente do Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo junto ao IPESP (1987 a 1991), Secretário-Geral e Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (1991/1994), Coordenador Consultivo da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (2002/2003) e Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP (2003). É membro do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária - CONAR, representando a Sociedade Civil, desde 2001. Eleito Conselheiro Suplente da OAB Federal para o triênio 2013/2015.


    André Franco Montoro Filho


    Formado em Economia pela "Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo" (FEA), desenvolveu toda sua carreira universitária na Universidade de São Paulo, onde foi contratado em 1966. Fez doutorado na Universidade de Yale/USA, tendo obtido, através de concurso público, o cargo de professor titular em 1983. Foi Vice Diretor da FEA/USP e Presidente da "Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas" (FIPE). Ao mesmo tempo exerceu importantes funções fora da Academia: Presidente ETCO, Presidente do BNDES, Presidente da "Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização, Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo" e Presidente do "Conselho de Orientação do Parque Villa-Lobos". Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação Butantan. Sua área de concentração é economia do setor público.


    Carla Smith de Vasconcellos Crippa


    Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e em Economia pela Universidade de São Paulo (2007). Tem Mestrado na área de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Foi Associada Sênior na LeFosse Advogados (2002-2013). Atuou como Gerente Jurídica (2013-2015) e como Gerente de Sustentablidade (2016-2017) na Ambev. Atualmente, é Diretora de Sustentabilidade (desde outubro de 2017) na Ambev.


    Emerson Kapaz


    Engenheiro Civil, com pós-graduação em Administração pela FGV, é empresário, foi um dos fundadores e presidente da ABRINQ e da Fundação ABRINQ, criada para defender os direitos da criança e do adolescente. É também fundador do Instituto ETHOS de responsabilidade social empresarial, e do Instituto Akatu, que luta pelo consumo consciente. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo, de 1994 até 1998, e Deputado Federal em 1998, onde foi o criador e relator da nova lei das Sociedades Anônimas e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foi presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrêncial - ETCO e Diretor Executivo do IDV, Instituto para o Desenvolvimento do Varejo. Criou e dirige a ALEK - Consultoria Empresarial.


    Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur


    Diplomata durante 44 anos, está hoje aposentado e atua como consultor em assuntos internacionais. Foi embaixador do Brasil no Equador, China, Alemanha, Áustria e perante os organismos internacionais em Viena, e nos EUA. Foi também Secretário-Geral do Itamaraty. É membro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e do GACINT, da USP. Atua em Conselhos Consultivos da CNC e ACRJ. Exerceu a Presidência Executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO de maio de 2011 a dezembro de 2013.

  • Conselheiros Egressos

    Alexandre Vieira Loures


    Aline Fernanda Pedrazzi


    Ángelo Dalle Molle


    José Manuel Juanatey


    Maria Cristina Lesseur


    Renato Biava Vera


    Ricardo Rolim Fernandes Fontes


    Sandro de Oliveira Bassili

Conselho Científico

  • Presidente

    Júlia Maria D'Andréa Greve

    Médica fisiatra, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1975, especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Mestrado e Doutorado no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. Livre-docência do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP. Professora Associada da FMUSP do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP. Participou e participa de projetos de pesquisa na área de epidemiologia e prevenção de acidentes de trânsito ligado ao uso de bebidas alcoólicas. Coordenou durante 4 anos o Programa Vida Urgente São Paulo, programa voltado ao jovem sobre beber e dirigir e prevenção de acidentes. Coordenadora do Programa HC em Movimento voltado para ações de prevenção de traumas.

  • Conselheiros

    Clystenes Odyr Soares Silva

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1984). Professor adjunto da Disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: DPOC, asma, infecções respiratórias e insuficiência respiratória aguda. Ex coordenador científico IEP do Hospital e Maternidade São Camilo.



    Jorge Paulete Vanrell


    Graduação em Medicina pela Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (1977), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São José do Rio Preto (1982), graduação em Pedagogia pela Faculdade Rio-Pretense de Filosofia Ciências e Letras (1981), especialização em Medicina do Trabalho pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (1981), especialização em Medicina Legal pela Sociedade Brasileira de Medicina Legal (1985) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo (1967). Atualmente é professor titular da Universidade Paulista e Professor da Academia de Policia de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal e Deontologia.


    Lúcio Garcia de Oliveira

    Graduado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano (Unipaulistana), Neuropsicólogo pelo Centro de Estudos Psicocirurgicos (CEPSIC) do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) e especialista em "Terapia Cognitiva Comportamental" pelo Programa Ansiedade (AMBAN) do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Mestre e Doutor em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Pós-Doutor pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foi bolsista pelo programa Jovem Pesquisador, da FAPESP, do período de 2012-2015, no Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do trabalho, da FMUSP. Atualmente é analista de saúde em psicologia pelo Hospital Municipal Dr Fernando Mauro Pires da Rocha e coordenador de supervisão de psicoterapia pela Disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica da Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC, FMABC. É parecerista do periódico BMC Public Health, Traffic Injury & Prevention, Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, Revista de Psiquiatria Clínica, Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Psicologia: Ciência e Profissão, Revista Pan-Amazônica de Saúde e Arquivos Médicos de Ciências em Saúde e é também assessor-adhoc da FAPESP. Desenvolve pesquisas em epidemiologia, avaliação cognitiva, neuropsicologia, abuso e dependência de álcool e outras drogas.                                                                                                                   


    Wang Yuan-Pang

    Médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com residência, mestrado e doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Foi professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atualmente é médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, além de ser orientador colaborador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e pesquisador associado do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica (NEP) do Laboratório de Investigações Médicas de Psicofarmacologia e Psicofisiologia Clínica (LIM-23) da FMUSP. É membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Federação Internacional de Epidemiologia Psiquiátrica (IFPE) e Associação Psiquiátrica Mundial (WPA) - seção de Epidemiologia e Saúde Pública. Desde 2012 é Conselheiro Científico do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). Atua como editor associado da revista BMC Public Health, BMC Psychiatry e Frontiers in Psychiatry; além de ser parecerista de mais de 50 revistas indexadas. Tem interesse nos seguintes temas: epidemiologia de doenças não comunicáveis, investigações epidemiológicas em populações minoritárias e culturalmente diversas e aplicação de modelos multivariados latentes à psiquiatria.


    Wilson Catapani

    Médico gastroenterologista. Mestrado e Doutorado em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP e Pós Doutorado em Imunologia Gastrointestinal, Edinburgh University, Escócia. Fellow do American College of Gastroenterology. Professor Titular da Disciplina de Gastroenterologia, Faculdade de Medicina do ABC.

  • Conselheiros Egressos

     


    Danilo Antônio Baltieri


    Geraldo Tálamo Bestillos


    Karen Paraschin


    Luís Adolfo Jimenez Pacheco


    Mauricio Gattaz


    Murillo Battisti


    Sandra Scivoletto


    Vilma Leyton


     

Conselho Fiscal

  • Presidente

    José Fiorita

    Contador e Administrador pela Fundação Álvares Penteado, aposentado no serviço público estadual, na função de Diretor Técnico de Departamento. Atualmente é o Presidente do Conselho Fiscal da AmBev e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Antonio e Helena Zerrenner. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Ind.Beb.Antarctica Polar S.A. e Presidente do Conselho Fiscal da Ind. de Beb. Antarctica Norte e Nordeste S.A. Atuou como Conselheiro Fiscal da CESP - CETESB - SABESP - ELETROPAULO. Exerceu a função de INTERVENTOR no serviço telefônico de Guarulhos, por Decreto do Governo do Estado de São Paulo; Diretor Administrativo da COTESP - Cia. de Telecomunicações do Estado de São Paulo. Recebeu do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo o título de Contabilista Emérito em 1976; em 1998, o Diploma de Honra ao Mérito e em 2003 a medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, por relevantes serviços prestados à classe contábil, ambos concedidos pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Foi Fundador e Professor do CEPAEC do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

  • Conselheiros

    Silvio José Morais
    Administrador de empresas formado pela Faculdade de Administração e Comércio Exterior do Paraná, com pós-gradução em Finanças pela FAE - Pr, MBA Executivo no ISAD-PUC-Pr e MBA Controladoria na FIPECAFI-USP. Há mais de 20 anos exerce atividades na área financeira da Brahma e posteriormente AmBev, sendo atualmente Controller Corporativo da AmBev.

    Victor David
    Formado em Economia pela "Faculdade de Engenharia e Administração de São Paulo" (FEA) e em Ciências Contábeis pela "Universidade Mackenzie". É membro do Conselho Superior da "Ordem dos Economistas do Brasil" desde 1971; Membro do Conselho Fiscal da "Fundação Antonio e Helena Zerrener" desde 1987; e Membro do Conselho Deliberativo do "Clube Homs" desde 1990.

  • Conselheiro Egresso

    Luiz Eduardo Fróes do Amaral Osorio


CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool
Rua do Rócio, 423 Salas 1208/1209
São Paulo - SP - 04552-000
Tel: +55 11 3842.3388